domingo, 29 de abril de 2012

Salvar uma árvore

Ontem tive que proceder à transplantação de uma árvore... tarefa muito difícil!
Já há algum tempo - 4 anos talvez - que tenho um diospireiro no jardim. Gosto imenso de diospiros e acho a árvore espetacular: no outono ganha cores fantásticas e, depois, deixa cair as folhas e fica carequinha, carregada de frutos vermelhos... é fantástica!
Mas, entretanto, fiz algumas remodelações no jardim e o diospireiro não podia manter-se no mesmo sítio! Não conseguia sequer pensar em cortar o disospireiro! Por isso, tentei transplantá-lo!
Como já disse aqui, sou uma iniciada nestas coisas de hortas e jardins....nunca tinha feito uma transplantação e nem imaginava no que me estava a meter.
Tive que fazer um buraco super, super fundo... As raízes estavam muito, muito profundas.
Não sei se a árvore vai sobreviver... Aqui em Portugal, é primavera... ela está com as folhinhas a rebentar (ver foto)... não é a melhor altura para fazer a transplantação, é certo. Ainda por cima, foi tão difícil tirar a árvore do buraco (pesava imenso), que a terra presa nas raízes foi caindo, caindo... acabou por ficar só com um bocadinho de terra preso nas raízes.... Ainda assim estou com esperança que ela sobreviva!
Hoje de manhã, fiz um coktail de alface, batata cascas de maçã e limão (bati tudo com água na liquidificadora), juntei muita água e reguei o diospireiro com essa mistura. Tive medo de adubar com adubo azul... não sei se é indicado nesta altura. Como o meu composto ainda não está pronto a ser usado, tive que inventar! Espero que ele goste!

Segundo o que li depois (tarde demais...), para fazer a transplantação de uma árvore correctamente, deve-se:
  • cortar apenas as raízes laterais da árvore e deixar as mais profundas intactas. Depois embrulha-se bem o torrão de terra em panos molhados e cobre-se, de novo, o buraco com terra.
  • Após 3 semanas, deve-se abrir novamente o buraco, cortar as raízes restantes e, só então, proceder à transplatação.

Sem comentários:

Enviar um comentário