domingo, 13 de maio de 2012

A chuva, o frio e as abóboras...

Acho que as abóboras não gostam muito de chuva e frio... Nas últimas semanas, em que o frio imperou e choveu imenso - e apesar de terem brotado imensos pés das muitas sementes que coloquei na terra - um a um, os pés de abóbora brotavam e morriam em poucos dias. Apenas este sobreviveu e, apesar de não ter crescido quase nada nestas semanas, nos últimos dias - depois do sol e do calor terem voltado - começou a mudar:
apareceram as primeiras folhas recortadas!
Espero que este vingue! Ainda não tem sequer o tamanho de um dedo...
A ver vamos!

O pé de chuchu rebentou, finalmente!

Finalmente!! Já estava a perder a esperança! Ontem, vi um pequeno rebento, junto do chuchu mas não tinha  a certeza de que seria, de facto, o pé de chuchu a crescer (aliás, como podem ver, há imensas ervas daninhas a crescer à volta mas não arranquei nenhuma com medo de que pudesse ser o chuchuzeiro...). Mas hoje já se vê algum contorno da folha (é difícil de ver na foto)... E sabem que duplicou de tamanho em relação a ontem? Vamos lá ver se consigo manter a planta! Gosto muito de deitar chuchu na sopa... Espero poder ir buscar à horta alguns chuchus a curto prazo!

Evolução courgette

A minha experiência com as courgettes tem sido um pouco estranha... Um dos 3 pés que plantei está a crescer muito bem, como podem ver na imagem acima. Mas, outros dois que plantei exactamente na mesma altura não cresceram... Ou melhor, cresceram nos primeiros dias e, depois, estagnaram. Aliás, depois até começaram a mirrar (nem sequer sabia que isso era possível).
Como podem ver na imagem abaixo, estas plantas de courgette foram plantadas exactamente na mesma altura e vejam a diferença de tamanho... a mais pequena é quase impercetível na foto... está um pouco à frente da planta maior... conseguem ver a coisinha minúscula?
Mas esta manteve as folhas... minúsculas mas manteve... mas o outro pé perdeu tudo... estive mesmo para o arrancar, convencida de que tinha morrido... Mas como já vi muitas plantas resurgirem do nada, decidi mantê-lo durante mais algum tempo. E não é que, em dois dias de sol (o sol voltou após 4 semanas de chuva!) ela floriu? Ora vejam:

evolução tomateiros

Vejam que grande evolução em apenas um mês. De facto, os tomateiros não dão trabalho nenhum! Estão a crescer a um bom rtimo e estão já a florir.

O tomateiro é um planta que, de facto, todos podem ter em casa! É de manutenção simples, não exige muita profundida de terra (claro que,se tiver mais terra, maiores ficam e mais tomates dão): é perfeitamente possível plantá-los numa floreira de varanda! Experimentem! Vale a pena: o sabor dos tomates é bem diferente dos que compramos habitualmente no supermercado...

evolução da árvore transplantada


Passaram duas semanas desde o transplante e o diospireiro não está a dar sinais negativos... A verdade é que a folhagem tem continuado a crescer... Como disse na mensagem que escrevi aquando do transplante, este foi feito na pior altura possível porque estavam a rebentar as primeiras folhas. Nesta altura, o ritmo de crescimento da folhagem é rápido. Provavelmente, o crescimento está a dar-.se a um ritmo mais lento do que o normal (não tenho bem a certeza) mas a verdade é que continua a crescer. Imagino que seja um sinal muito positivo! Parece que o meu adubo caseiro instantâneo resultou e que o meu esforço de cerca de cinco horas (o tempo que demorei a realizar a tarefa) valeu a pena! Continuarei a dar notícias!